Os veículos elétricos estão cada vez mais presentes nas ruas e estradas de todo o mundo, e Portugal não é exceção. Com o objetivo de promover a mobilidade sustentável e reduzir a emissão de gases poluentes, o governo português tem vindo a incentivar a aquisição de veículos ligeiros elétricos de passageiros, bem como de outros tipos de veículos elétricos, através de apoios financeiros.
De acordo com o Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica, os veículos ligeiros elétricos de passageiros podem receber entre quatro mil e cinco mil euros de incentivo. Este valor varia de acordo com o preço de aquisição do veículo e é atribuído mediante a apresentação de fatura de compra e a entrega do veículo antigo para abate. Este apoio é válido para veículos novos ou usados, desde que tenham sido adquiridos a partir de 1 de janeiro de 2019.
Além disso, no caso das bicicletas elétricas, o valor do apoio varia entre os 500 e os 1500 euros, dependendo do tipo de bicicleta e da sua potência. Este incentivo é válido para bicicletas elétricas novas, desde que tenham sido adquiridas a partir de 1 de janeiro de 2019.
Já os motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos elétricos podem receber um incentivo até ao máximo de 1500 euros. Este apoio é válido para veículos novos ou usados, desde que tenham sido adquiridos a partir de 1 de janeiro de 2019.
É importante destacar que estes apoios são cumulativos, ou seja, se um cidadão adquirir um veículo ligeiro elétrico de passageiros e uma bicicleta elétrica, poderá receber um incentivo total de até seis mil euros.
Para além dos incentivos financeiros, o governo português também tem vindo a investir na criação de uma rede de carregamento para veículos elétricos em todo o país. Atualmente, existem mais de 1000 pontos de carregamento públicos em Portugal, o que facilita a utilização destes veículos em viagens de longa distância.
Além disso, a utilização de veículos elétricos traz diversas vantagens, tanto para o meio ambiente como para os utilizadores. Ao optar por um veículo elétrico, os cidadãos contribuem para a redução da emissão de gases poluentes, ajudando a combater as alterações climáticas. Além disso, estes veículos são mais económicos a longo prazo, uma vez que o custo de carregamento é inferior ao de combustíveis fósseis.
Outra vantagem é a condução mais silenciosa e suave dos veículos elétricos, o que proporciona uma experiência de condução mais agradável. Além disso, a manutenção destes veículos é mais simples e barata, uma vez que não possuem tantas peças móveis como os veículos a combustão.
Com todos estes benefícios, não é de estranhar que cada vez mais portugueses estejam a aderir à mobilidade elétrica. De acordo com dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), em 2020 foram vendidos mais de 12 mil veículos elétricos em Portugal, um aumento de 41% em relação ao ano anterior.
No entanto, ainda há muito a ser feito para promover a mobilidade elétrica no país. É necessário continuar a investir na criação de mais pontos de carregamento, bem como na sensibilização da população para os benefícios da utilização de veículos elétricos.
Outro desafio é a redução do preço dos veículos elétricos, que ainda é considerado elevado para muitos cidadãos. Por isso, é importante que o





