Relatorio 365
  • Principais notícias
  • Notícias de todo o mundo
  • Media
  • Negócios e empresas
  • O mundo do dinheiro
  • Habitação
Segunda-feira, Fevereiro 16, 2026
Nenhum resultado
View All Result
Relatorio 365
Nenhum resultado
View All Result

Início » Pesquisa da Febraban confirma que crédito teve desaceleração gradual em 2025

Pesquisa da Febraban confirma que crédito teve desaceleração gradual em 2025

em Habitação
Tempo de leitura: 3 mins read
Pesquisa da Febraban confirma que crédito teve desaceleração gradual em 2025

O ano de 2025 foi marcado por diversas mudanças e desafios, mas também trouxe bons resultados para a economia brasileira. Um dos setores que apresentou um crescimento significativo foi o mercado de crédito, que teve uma alta de 9,4% no saldo da carteira total, de acordo com a Pesquisa Especial de Crédito realizada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Os dados oficiais do Banco Central, que serão divulgados esta semana, devem confirmar essa tendência positiva.

Segundo a pesquisa da Febraban, o saldo da carteira de crédito total deve ter crescido 1,4% apenas no mês de dezembro, fechando o ano com um aumento de 9,4%. Esse resultado é muito importante, pois indica uma desaceleração gradual do mercado de crédito, que vinha apresentando um crescimento mais acelerado nos últimos anos. Essa estabilização é fundamental para garantir um crescimento sustentável e saudável da economia.

Além disso, a pesquisa também revelou que houve uma melhora na qualidade do crédito, com uma redução na inadimplência. Isso significa que os consumidores e empresas estão conseguindo honrar seus compromissos financeiros, o que é um indicador positivo para o mercado. Com uma economia mais estável e com uma maior confiança dos consumidores, as instituições financeiras também se sentem mais seguras para conceder crédito, o que impulsiona ainda mais o crescimento do setor.

Esses resultados são reflexo das medidas adotadas pelo Banco Central e pelo Governo para estimular o mercado de crédito e impulsionar a economia. A redução da taxa básica de juros, a Selic, para o patamar histórico de 4,5% ao ano, foi um importante incentivo para a tomada de crédito, pois tornou os empréstimos mais acessíveis e atrativos. Além disso, o Governo também lançou programas de estímulo ao consumo, como o “Minha Casa, Minha Vida”, que contribuíram para o aumento da demanda por crédito.

Outro fator que contribuiu para o crescimento do mercado de crédito foi a modernização do sistema financeiro, que vem investindo em tecnologia e inovação para oferecer serviços mais eficientes e acessíveis. Com a facilidade de acesso ao crédito, os consumidores e empresas conseguem realizar seus projetos e investimentos de forma mais rápida e simplificada, o que também contribui para o desenvolvimento da economia.

É importante ressaltar que esse crescimento do mercado de crédito não se restringe apenas aos grandes bancos, mas também inclui as fintechs e cooperativas de crédito, que vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado financeiro. Essas instituições oferecem serviços mais personalizados e com taxas mais competitivas, o que estimula a concorrência e beneficia os consumidores.

Com um mercado de crédito mais forte e aquecido, a economia brasileira tem grandes chances de continuar crescendo de forma sustentável. O crédito é um importante motor para o desenvolvimento do país, pois permite que as pessoas e empresas realizem seus projetos, invistam em seus negócios e, consequentemente, gerem empregos e renda.

Portanto, os resultados da pesquisa da Febraban são motivo de comemoração e otimismo para todos nós. O crescimento do mercado de crédito é um sinal de que a economia está se recuperando e que temos um futuro promissor pela frente. É importante que os consumidores e empresas continuem utilizando o crédito de forma consciente e responsável, para que possamos manter esse crescimento de forma sustentável.

Com a perspectiva de um mercado de crédito mais forte e uma economia em ascensão, é hora de aproveitar as oportunidades e investir em nossos sonhos e projetos. O crédito está disponível e acessível

Tags: Prime Plus

Notícias recentes

Inflação amena e emprego aquecido nos EUA sugerem Fed ainda cauteloso até junho

Fevereiro 14, 2026

Inflação ao consumidor (CPI) dos EUA sobe 0,2% em janeiro, pouco abaixo do esperado

Fevereiro 14, 2026

Inflação medida pelo IGP-10 cai 0,42% em fevereiro e fica abaixo das projeções

Fevereiro 14, 2026

Mau tempo: Presidente da República sugere criação de fundo de calamidade

Fevereiro 14, 2026
Relatorio 365

  • Contacto
  • Privacy Policy
  • Copyright

Popular hoje

Excedente do Estado chega aos 1,3 mil milhões em 2025

Excedente do Estado chega aos 1,3 mil milhões em 2025

Fevereiro 2, 2026

Mais discutido

Vorcaro ataca Banco Central: ‘prejudicou não só a mim, mas o sistema financeiro’

Preço do cabaz alimentar da Deco atinge máximo dos últimos quatro anos

Garantir o lugar de Portugal na aviação global

Nenhum resultado
View All Result
  • Principais notícias
  • Notícias de todo o mundo
  • Media
  • Negócios e empresas
  • O mundo do dinheiro
  • Habitação