Relatorio 365
  • Principais notícias
  • Notícias de todo o mundo
  • Media
  • Negócios e empresas
  • O mundo do dinheiro
  • Habitação
Segunda-feira, Fevereiro 16, 2026
Nenhum resultado
View All Result
Relatorio 365
Nenhum resultado
View All Result

Início » Preços dos combustíveis: gasóleo sobe, gasolina não mexe

Preços dos combustíveis: gasóleo sobe, gasolina não mexe

em O mundo do dinheiro
Tempo de leitura: 3 mins read
Preços dos combustíveis: gasóleo sobe, gasolina não mexe

O preço dos combustíveis é uma preocupação constante para os motoristas, que sempre buscam por opções mais econômicas para abastecer seus veículos. E essa busca por preços mais acessíveis ganhou um novo capítulo recentemente, com o anúncio de que o preço médio do gasóleo simples passará para 1,579 euros por litro, enquanto o preço médio da gasolina simples 95 deverá se manter nos 1,664 euros por litro.

Essa notícia trouxe alívio para os consumidores, que já vinham sofrendo com os frequentes aumentos nos preços dos combustíveis nos últimos meses. A estabilidade no preço da gasolina é um sinal positivo, já que esse combustível é o mais utilizado pelos motoristas e tem grande impacto no orçamento das famílias.

Por outro lado, a redução no preço do gasóleo é uma ótima notícia para os motoristas que utilizam esse tipo de combustível, principalmente aqueles que têm veículos a diesel. Afinal, qualquer economia nesse momento é muito bem-vinda, principalmente considerando os tempos difíceis que estamos vivendo em meio à pandemia da Covid-19.

De acordo com especialistas do setor, o aumento no preço dos combustíveis se deve principalmente à alta do preço do petróleo no mercado internacional. Com o dólar em alta e a instabilidade política em alguns países produtores de petróleo, o preço do barril vem sofrendo variações constantes, o que acaba refletindo no preço dos combustíveis aqui no Brasil.

No entanto, é importante ressaltar que, apesar do aumento nos preços, o Brasil ainda possui uma das gasolinas mais baratas do mundo, graças à política de preços adotada pela Petrobras. Desde 2017, a empresa vem seguindo uma política de reajustes diários nos preços dos combustíveis, acompanhando as variações do mercado internacional. Essa medida trouxe mais transparência e competitividade para o setor, evitando interferências políticas nos preços dos combustíveis.

É importante lembrar também que, além dos fatores externos, os impostos também influenciam diretamente no preço dos combustíveis no Brasil. De acordo com a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), cerca de 45% do valor da gasolina e 28% do valor do diesel são referentes a tributos. Ou seja, é necessário que haja uma reforma tributária para que os preços dos combustíveis possam ser reduzidos de forma significativa.

Enquanto essa reforma não acontece, é importante que os consumidores busquem por formas de economizar no momento de abastecer seus veículos. Uma boa opção é o uso de aplicativos que comparam os preços dos combustíveis em postos próximos, permitindo que o motorista escolha a opção mais em conta. Além disso, é sempre válido ficar atento às promoções e descontos oferecidos pelos postos.

Outra forma de economizar é investir em um veículo mais econômico, que consuma menos combustível. Atualmente, diversas montadoras estão investindo em tecnologias que visam tornar os carros mais eficientes e sustentáveis, o que pode significar uma economia significativa no longo prazo.

Com a chegada da tecnologia dos carros elétricos e híbridos, é possível que no futuro próximo tenhamos uma maior diversidade de opções de combustíveis, o que pode gerar uma concorrência ainda maior e, consequentemente, preços mais acessíveis para os consumidores.

Enquanto isso, é importante que o governo invista em políticas públicas que visem reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e incentivar o uso de fontes de energia mais limpas e sustentáveis. Essa é uma tendência mundial e o Brasil precisa acompanhar esse movimento para garantir um futuro mais sust

Tags: Prime Plus

Notícias recentes

Inflação amena e emprego aquecido nos EUA sugerem Fed ainda cauteloso até junho

Fevereiro 14, 2026

Inflação ao consumidor (CPI) dos EUA sobe 0,2% em janeiro, pouco abaixo do esperado

Fevereiro 14, 2026

Inflação medida pelo IGP-10 cai 0,42% em fevereiro e fica abaixo das projeções

Fevereiro 14, 2026

Mau tempo: Presidente da República sugere criação de fundo de calamidade

Fevereiro 14, 2026
Relatorio 365

  • Contacto
  • Privacy Policy
  • Copyright

Popular hoje

Vendas no varejo do Brasil recuam 0,4% em dezembro, queda maior que projeções

Fevereiro 14, 2026

Mais discutido

WEG terá fábrica de sistemas de armazenagem de energia elétrica

Excedente do Estado chega aos 1,3 mil milhões em 2025

Tati Dias e Lauana Prado posam juntas e anunciam reconciliação

Nenhum resultado
View All Result
  • Principais notícias
  • Notícias de todo o mundo
  • Media
  • Negócios e empresas
  • O mundo do dinheiro
  • Habitação