Relatorio 365
  • Principais notícias
  • Notícias de todo o mundo
  • Media
  • Negócios e empresas
  • O mundo do dinheiro
  • Habitação
Segunda-feira, Fevereiro 16, 2026
Nenhum resultado
View All Result
Relatorio 365
Nenhum resultado
View All Result

Início » Setor de serviços recua 0,4% em dezembro e frustra projeções do mercado

Setor de serviços recua 0,4% em dezembro e frustra projeções do mercado

em Habitação
Tempo de leitura: 2 mins read
Setor de serviços recua 0,4% em dezembro e frustra projeções do mercado

O setor de serviços é um dos principais motores da economia brasileira, representando cerca de 70% do PIB do país. Por isso, é sempre aguardado com expectativa pelos analistas e investidores. No entanto, os dados divulgados recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o setor teve uma queda de 0,4% em dezembro, frustrando as projeções do mercado.

De acordo com a projeção da Reuters, a expectativa era de um avanço de 0,1% na base de comparação mensal e anual de 3,5%. No entanto, os números apresentados foram piores do que o esperado, o que gerou preocupação entre os agentes econômicos.

Essa queda foi puxada principalmente pelo desempenho negativo do segmento de transportes, que teve uma retração de 1,5% em dezembro. Outros setores que registraram queda foram os serviços prestados às famílias (-0,6%) e os serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,9%). Já os serviços de informação e comunicação tiveram um leve crescimento de 0,2%.

Esses dados mostram que a recuperação da economia brasileira ainda enfrenta desafios, principalmente no setor de serviços. No entanto, é importante ressaltar que essa queda não representa uma tendência de longo prazo e pode ser explicada por fatores pontuais.

Um dos principais motivos para a queda foi a greve dos caminhoneiros, que afetou diretamente o setor de transportes e logística. Além disso, o mês de dezembro é marcado pelo período de festas, o que pode ter influenciado negativamente no desempenho de alguns segmentos, como os serviços prestados às famílias.

Outro fator que pode ter contribuído para a queda no setor de serviços é a incerteza política e econômica do país. Com a proximidade das eleições presidenciais e a falta de definição sobre as reformas necessárias para a retomada do crescimento, muitos empresários podem ter adotado uma postura mais cautelosa em relação aos investimentos e contratações.

No entanto, é importante ressaltar que nem tudo são más notícias. Apesar da queda em dezembro, o setor de serviços teve um crescimento de 0,1% no último trimestre de 2017, o que mostra uma leve recuperação após dois anos de retração. Além disso, alguns segmentos apresentaram resultados positivos, como os serviços de informação e comunicação, que tiveram um crescimento de 2,3% no último ano.

Outro ponto positivo é que a expectativa para 2018 é de uma retomada mais consistente da economia brasileira, o que pode impulsionar o setor de serviços. Com a inflação controlada, a queda dos juros e a expectativa de uma safra recorde, é possível que haja um aumento no consumo e, consequentemente, na demanda por serviços.

Além disso, o governo tem adotado medidas para incentivar o setor de serviços, como a reforma trabalhista e o programa de concessões e privatizações. Essas medidas podem estimular os investimentos e a geração de empregos, o que pode impulsionar o setor de serviços nos próximos meses.

Portanto, apesar dos dados divulgados pelo IBGE terem sido piores do que o esperado, é importante manter um olhar otimista em relação ao setor de serviços. A queda em dezembro pode ser explicada por fatores pontuais e não representa uma tendência de longo prazo. Com a retomada da economia e as medidas adotadas pelo governo, é possível que o setor de serviços tenha um desempenho mais positivo nos próximos meses.

Tags: Prime Plus

Notícias recentes

Inflação amena e emprego aquecido nos EUA sugerem Fed ainda cauteloso até junho

Fevereiro 14, 2026

Inflação ao consumidor (CPI) dos EUA sobe 0,2% em janeiro, pouco abaixo do esperado

Fevereiro 14, 2026

Inflação medida pelo IGP-10 cai 0,42% em fevereiro e fica abaixo das projeções

Fevereiro 14, 2026

Mau tempo: Presidente da República sugere criação de fundo de calamidade

Fevereiro 14, 2026
Relatorio 365

  • Contacto
  • Privacy Policy
  • Copyright

Popular hoje

BB Seguridade apresenta alta de 5,1% no lucro do 4º trimestre

BB Seguridade apresenta alta de 5,1% no lucro do 4º trimestre

Fevereiro 10, 2026

Mais discutido

BFA com lucro recorde de 230,06 mil milhões de kwanzas no último trimestre

Generali Tranquilidade reforça apoio no terreno após passagem das depressões Joseph e Kristin

BCP avança com reembolso antecipado da emissão de dívida sénior de 500 milhões com maturidade em 2027

Nenhum resultado
View All Result
  • Principais notícias
  • Notícias de todo o mundo
  • Media
  • Negócios e empresas
  • O mundo do dinheiro
  • Habitação